CURSOS REALIZADOS EM MAIO DE 2018
Ainda que em início de safra cafeeira, o Sindicato Rural de Franca, no convênio Senar-AR/SP. realizou 07 cursos na área de agropecuária, favorecendo 87 pessoas, entre trabalhadores e pequenos produtores rurais de nossas extensões de base.
Em Cristais Paulista, no período de 07 à 09/05 aconteceu o curso de Aplicação de Agrotóxicos com Turbo Pulverizador, ministrado por Celso Nogueira. As aulas teóricas foram realizadas na Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente do Município e a prática do aprendizado no Sítio Giolo, do nosso associado Sr. Ronaldo Giolo. Tivemos 15 participantes efetivos.
Ainda na Secretaria, de 14 à 18/05 foi realizada a ação de Operação e Manutenção de Colhedora Automotriz – Café, ministrada pelo instrutor Natal Magalhães Viana. As aulas práticas foram executadas na propriedade do nosso associado Sr. Paulo Clóvis Pelizaro – Sítio Piatá. Contamos com uma turma de 11 participantes. Em parceria com a Casa da Agricultura de Ribeirão Corrente, onde também foram realizadas as aulas teóricas, tivemos de 02 a 04/05 um curso de Aplicação de Agrotóxicos com Turbo Pulverizador (instrutor mencionado acima) e de 09 à 13/05 Operação e Manutenção de Colhedora Automotriz (instrutor Natal M. Viana). Ambos tiveram suas aulas práticas na Fazenda Santa Célia do Sr. Jeneville Micali. Na primeira ação de Ribeirão Corrente tivemos 11 participantes e na segunda 15.
Em nosso município, de 02 à 04/05, foram capacitados 08 participantes em Operação de Máquinas em Agricultura de Precisão, com aulas ministradas por Luis Carlos Colombini. O Senar-AR/SP., em parceria com o Sebrae/SP., nos beneficia com mais algumas ações. Essas foram realizadas em Franca. São elas: - Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), ministrada pelo instrutor Everson Vilas Boas Motta, nos dias 14 e 15/05. Tivemos 08 participantes; - Café – Classificação, ministrada por José Romeu Aith Fávaro, nos dias 23 e 24/05, com 20 participantes. Vale ressaltar, que os instrutores que ministram esses cursos são todos capacitados e treinados pelo Senar-AR/SP. Para a realização dos cursos é necessário que haja um número mínimo de participantes que estejam dentro do público-alvo do Senar (trabalhadores, produtores rurais ou quem estiver empenhado em entrar para a área rural). Essa quantidade mínima varia de acordo com a ação. Maiores informações e/ou dúvidas sobre os cursos, no Sindicato pelo 16-37202444 com Camila.