HOMENAGEM AO AGRICULTOR
A agricultura é uma das profissões mais antigas da história da humanidade, e é de grande importância para o desenvolvimento da sociedade. O trabalho do agricultor exige muito conhecimento técnico, e principalmente experiência para lidar com os desafios da terra.
Ele é responsável pelo cultivo da terra, tratar dos campos, de cuidar dos animais e de rebanhos. Para realizar essas tarefas, ele previamente deve conhecer detalhes técnicos importantes que possam vir a influenciar no resultado de uma colheita, por exemplo.
Existe uma estimativa que a prática da agricultura começou por volta de 8.500 a.C., quando ao invés de colher grãos da natureza, se iniciou o plantio nas regiões que compreendem os atuais Egito, Israel, Turquia e Iraque. Mais tarde, em 7.000 a.C., começou o processo de domesticar animais. É interessante destacar que com o surgimento da agricultura, os humanos começaram a deixar de ser nômades, e assim as cidades foram sendo formadas.
Em 28 de julho de 1860, o então imperador D. Pedro II criou a Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas. Foi somente em 1930, depois de diversas mudanças de nomenclatura, governo e atribuições, que passou a se chamar Ministério da Agricultura.
Para comemorar os 100 anos da criação do ministério, o presidente Juscelino Kubitschek determinou, em 1960, que no em 28 de julho passasse a ser comemorado o Dia do Agricultor. A agricultura está presente em diversas atividades do dia-a-dia, sobretudo do brasileiro, mas, muitas vezes, contesta-se sua enorme importância. Grande parte dos alimentos que está em sua mesa, mesmo que você não imagine, passou pelas mãos de um agricultor - o responsável por cultivar grãos, sementes e hortaliças. A fruta do café da manhã, as folhas de alface do almoço, o cafezinho no fim da tarde e aquele pedacinho de rapadura depois do jantar? Tudo culpa do agricultor.
E não pára por aí, podemos enumerar uma série de motivos para lembrarmos e entendermos melhor a importância dos agricultores. - Setor primário da economia brasileira A agricultura é uma das principais fontes de capital para o Brasil. Em 2013, representou 22,8% do PIB (Produto Interno Bruto) do país. O Brasil é grande produtor e exportador de café, cacau, laranja, cana-de-açúcar, milho, soja, entre outros muitos produtos. Portanto, imagine se o agricultor resolver não ir trabalhar hoje!? A economia correria grandes riscos.
A agricultura é responsável por quase metade do que é exportado no Brasil
- Os números da agricultura colocam o Brasil no topo do mundo! Para exemplificar, analise o caso da soja. Nosso país é o maior produtor do grão no planeta, com produção quase 10% maior que a dos Estados Unidos. A área de soja plantada no Brasil é pouco maior que o tamanho do Estado de São Paulo.
- Produção de alimentos
Almoçou arroz e feijão hoje? Agradeça aos agricultores. Eles são os responsáveis pelo cultivo de quase todos os alimentos que consumimos. Se for tomar um cafezinho hoje, não se esqueça que alguém teve que plantar e colher grãos de café. Uma fruta de sobremesa? Graças aos agricultores.
Geração de Empregos
Além dos milhões de empregos gerados diretamente pela agricultura, o setor estimula a criação de vagas em diversas outras áreas. Na indústria têxtil, por exemplo, o algodão necessário para a confecção de roupas depende de uma boa safra e do trabalho do agricultor. Está vendo como é tudo começa na agricultura?